Sinopse
Sinopse
Que Deus tenha piedade de um Credor que valsa pelos corredores surreais da Burocracia; e que o Diabo seja só bondade nas casas onde a Luxúria dita as regras. Em um universo irreverente e visionário de Qorpo Santo, o mundo encenado é habitado por criaturas escapadas dos sonhos mais distorcidos, de pactos profanos e de desejos desmedidos, revelando a estranheza intrínseca à própria realidade.
Ficha Técnica
Direção: Tânia Alonso
Dramaturgia: Rodrigo Moraes
Elenco: Marcello Morato, Rodrigo Moraes, Tatiana Constantini e Rafa Touso.
Cenografia: Flávio Racy
Cenotécnico: Rodrigo Moraes
Figurinista: Zezé Cherubini
Confecção de Máscaras: André Cruz
Aderecistas: André Cruz e Zezé Cherubini
Iluminador: Flávio Racy
Operador de Luz: Flávio Racy
Operadora de Som: Gabriela Lucenti
Produção Executiva: Rafa Touso
Marketing, Social Media e Assessoria de Imprensa: Marcello Morato e Tatiana Constantini
Designer Gráfico: Marcello Morato
Fotógrafa: Aline Carvalho
Registro Audiovisual: Raiza Ferreira
Realização: Grupo Teatral Fora de Hora
Sobre a Obra
A comédia de máscaras narra, com humor ácido e linguagem absurda, dois núcleos dramáticos: um Credor que se vê preso nos labirintos da burocracia de um fictício “Qartório Municipal” e uma família tradicional que tenta negociar os dilemas morais provocados por um inusitado encontro com o próprio Diabo. Inspirado nas figuras irreverentes de Qorpo Santo, o texto é autoral e propõe uma crítica contemporânea às estruturas de poder e aos costumes da sociedade brasileira.
O espetáculo é fruto de um longo processo de experimentação artística. Nos últimos cinco anos, o grupo Fora de Hora desenvolveu uma pesquisa teórica e prática sobre José Joaquim de Santos Leão, conhecido como Qorpo Santo, por meio de diferentes projetos:
– Disfarce do Ser (2020/2021), uma montagem virtual que explora as estéticas do teatro do absurdo;
– Hoje sou Rei, Amanhã não Sei (2021), realizado com orientação do Prof. Dr. Marcelo Braga e direção de Lívia Bonhsack, onde a dramaturgia autoral do grupo teve sua primeira encenação;
– Ciqlo de Estudos: Absurdo e Surrealismo em Qorpo Santo (2022), que reuniu especialistas e pesquisadores para aprofundar os temas centrais da obra do autor;
– Leituras Dramátiqas – Qorpo Santo (2023), apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, com foco na adaptação textual para o português popular contemporâneo.
"Que Deus Tenha Piedade e o Diabo Seja Só Bondade" é uma criação do grupo Fora de Hora, que atua há anos no cenário teatral de Ribeirão Preto e se destaca pela pesquisa de linguagem e pela construção de cenas que transitam entre o humor, a crítica social e o absurdo. A montagem foi realizada por meio de premiação do Projeto Pontes, contemplado pela Lei Paulo Gustavo nº 18/2023 – Manutenção de Atividades da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Este espetáculo marca a consolidação do grupo como uma referência nacional na pesquisa da obra de Qorpo Santo. Com humor afiado, estética provocadora e uma linguagem corporal potente, o espetáculo promete fazer o público rir, refletir e sair do teatro com mais perguntas do que respostas.
Informação do Espetáculo
Gênero: Comédia
Modalidade: Teatro com Máscaras
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Teaser
Histórico do Espetáculo
Montagem viabilizada pelo edital Lei Paulo Gustavo n°18/2023 - Manutenção de Atividades da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
JANEIRO
09/01 - Casa das Artes - Ribeirão Preto
10/01 - Casa das Artes - Ribeirão Preto
11/01 - Casa das Artes - Ribeirão Preto
16/01 - Casa das Artes - Ribeirão Preto
23/01 - Casa das Artes - Ribeirão Preto
AGOSTO
08/08 - Teatro Municipal - Ribeirão Preto